Em São Paulo, ministro Silvio Costa Filho inaugura obras de R$ 450 milhões e dá início à temporada de Cruzeiros

    Em São Paulo, ministro Silvio Costa Filho inaugura obras de R$ 450 milhões e dá início à temporada de Cruzeiros


Foto: Eduardo Oliveira


Dois novos terminais de carga foram inaugurados no Porto de Santos. As obras do terminal de Suzano, T-32, e a conclusão da segunda fase do DP World Brasil (DPW) foram entregues pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta sexta-feira (😎. As estruturas são responsáveis por comportar as cargas de celulose e papel que chegam ao complexo portuário. “Com o T-32 e com a DPW, nós estamos falando de investimentos de quase R$ 450 milhões. Investimentos que foram feitos nesses dois grandes armazéns que vão ampliar a capacidade, saindo de 4,6 milhões de toneladas para 6,6 milhões de toneladas”, destacou o ministro. Silvio Costa Filho também ressaltou a importância das obras para, além da melhoria na infraestrutura, garantir mais eficiência e segurança nas operações. “Isso vai ampliar as nossas exportações, vai aumentar a geração de emprego e renda e vai colocar o Brasil, cada vez mais, nessa agenda internacional, em que estamos trabalhando ao lado do presidente Lula.” Hoje, a multinacional Suzano opera em mais de 100 países, o que deve permitir a ampliação das operações internacionais para o Brasil. “Estamos colocando o Brasil, cada vez mais, na globalização das exportações. E isso significa mais segurança, previsibilidade e tranquilidade para os investidores”, explicou o ministro. “Neste ano, o Brasil tende, mais uma vez, a bater recordes nas exportações. Foram abertos, nesses últimos dois anos, quase 195 mercados do mundo para o setor de tecnologia, de petróleo e gás, para o setor da proteína animal e para o agronegócio. O Brasil é o grande celeiro alimentício do mundo e é preciso que cada vez mais o país possa alavancar grandes investimentos como a gente está vendo no dia de hoje”, comemorou Costa Filho. Porto de Santos Durante o evento, o ministro destacou a importância do Porto de Santos para a economia do Brasil, “tendo em vista que mais de 30% da nossa corrente de exportação e de importação passa aqui pelo porto, naturalmente a gente precisa preservar esse ativo fundamental para o desenvolvimento da economia brasileira”. E afirmou que, até o mês de dezembro, vai encaminhar para o Tribunal de Contas da União a análise do projeto do Túnel Santos-Guarujá. “Essa obra está sendo sonhada pela população há mais de 100 anos. Esperamos que, até o primeiro semestre do próximo ano, possamos dar início à licitação e à ordem de serviço. Vamos fazer a grande concessão aqui de dragagem, com investimentos de R$ 6 bilhões, o que significa 20 anos de previsibilidade. E essa dragagem vai aumentar o calado de 15 para quase 19 metros, o que vai ampliar cada vez mais a competitividade do nosso porto em receber navios maiores,” afirmou o ministro. Infraestrutura e melhorias As obras na T-32 incluem reconstrução do Gate 14, para integrar melhor as áreas internas; remanejamento da estação elevatória de esgoto, necessária para acomodar a desativação do Gate 15; expansão de áreas internas, para incorporar parte dos armazéns T31 e T32; e passarela de pedestres, que vai facilitar o acesso seguro ao terminal. O terminal é especializado em operações de carga geral não conteinerizada. A estrutura ocupa uma área de 33.000 m² e compreende o desembarque, movimentação interna, armazenagem e expedição de celulose e é crucial para a logística de exportação do material, setor estratégico no Brasil. Já na fase 2 do terminal DPW, foi realizada a ampliação do armazém de celulose em mais de 15 mil m², que eleva a capacidade estática de armazenamento em quase 40%, o que vai proporcionar o aumento da capacidade de movimentação de carga anual para 5 milhões de toneladas. A TUP também recebeu três novas edificações, sendo um prédio para recebimento de cargas de celulose pelo modal rodoviário e estufagem de containers, outro para cargas avariadas e um terceiro para pequenos reparos de equipamentos, como empilhadeiras utilizadas na operação da matéria-prima. O terminal ganhou, ainda, um vestiário e sala de descanso com 800m² de área construída e mais de 900 armários para atender aos trabalhadores locais, além de uma cozinha e refeitório com capacidade de atendimento de 154 postos simultaneamente e aproximadamente 470 pessoas por hora. Fonte Revista Total Brasil a Revista dos municípios brasileiros Foto: Eduardo Oliveira

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